sábado, 23 de março de 2013

FEIJÃO "sem panela de pressão"

Esta semana descobri um mercadinho brasileiro perto de onde moro em Manhattan/NY e vocês podem imaginar a minha felicidade e brilho nos olhos ao "reencontrar" feijão, farinha de mandioca (pra fazer farofa), requeijão, pão de queijo de Minas (congelado), batata palha, creme de leite, biscoitos Bono e Passatempo... enfim, até polpa de açaí congelada eu comprei. Tudo que eu olhava me emocionava kkkkkkk!!!

Final de semana chegou e, já que são os 2 únicos dias que eu almoço com meu marido, resolvi preparar um almoço bem brasileiro e isto significa ter FEIJÃO!

O problema é que, apesar de eu gostar de cozinhar, TENHO MEDO DE PANELA DE PRESSÃO (confesso!). Então achei que seria legal postar esta receita simples (apesar de mais demorada) pra dar alternativas para as "medrosas" como eu.

Apesar das 2:30h de preparo (aproximadamente), VALE MUITO A PENA pra quem gosta de um bom e saboroso feijãozinho caseiro, principalmente se você não mora do Brasil onde o arroz e feijão não é nada "básico".

Então, vamos lá:

Primeiro passo - Eu tenho costume de catar o feijão (pq sempre pode ter algum  grão estragadinho, meio feio, ou alguma sujeirinha perdida no meio), lavar e escorrer. Depois pegue uma panela funda e deixe os grãos de molho em água morna por 1 hora (costumo deixar pelo menos 2 a 3 dedos de água acima dos grãos), sem ligar o fogo. Enquanto o feijão fica de molho, vamos preparar o "tempero" do feijão e aí que está o segredo do sabor!!! Eu gosto de usar cebola, alho, linguiça, salsa, cebolinha e, segundo a minha querida mãezinha (inspiração deste blog), não pode faltar folhas de louro (tudo a gosto e na quantidade que desejar - pode colocar bacon, costelinha de porco defumada, etc, mas preferi um feijão mais light). 



Segundo passo - Em uma panela separada, coloque um pouco de azeite (ou óleo) e refogue a cebola e o alho. Depois adicione a linguiça em rodelas, a salsa e cebolinha e sal a gosto.  (Obs1: Como eu gosto muito de abóbora com feijão - e batata doce também! - coloquei numa panela separada uns pedaços de abóbora para cozinhar só na água e quando estava macia, escorri a água e misturei ao refogado). Quando estiver tudo bem refogado, desligue e deixe reservado até o momento de misturar no feijão.



Terceiro passo - Passada 1 hora que o feijão está de molho, agora sim você liga o fogo e leve para ferver com a água que ficou de molho (não adicione sal ainda porque retarda o cozimento). Fique acompanhando a fervura do feijão, deixe no fogo baixo, e sempre que a água da panela estiver baixando (repetindo: costumo deixar pelo menos 2 a 3 dedos acima dos grãos), adicione mais água quente. (Obs2: Não tampe a panela por completo pq resseca muito rápido, fique de olho porque é necessário adicionar água algumas vezes)

Quarto (e último!) passo - Ferva por aproximadamente 1:30h, sempre completando o nível de água até que a misture adquira aquele caldo mais encorpado (neste ponto, pare de adicionar água). Quando o grão estiver macio, adicione o refogado com a cebola, alho e temperos. Depois é só provar e adicionar o sal (a gosto). Deixe alguns minutinhos só para pegar bem o gosto dos temperos e ESTÁ PRONTO SEU FEIJÃO, com aquele cheirinho irresistível!!!


E pra acompanhar, nada melhor que o tradicional arroz e farofa (e alguma carne se desejar). 

Agora é só correr pra mesa!!! Hummmmmmmmmm... ficou muito saboroso este meu feijão e rende muito!!! Fiz aproximadamente 300gr de feijão.

Tenho certeza que minha mãezinha ficaria muito orgulhosa se tivesse provado :)


É isso gente, um bom final de semana e até a próxima receita... já estou pensando em algo típico para o Domingo de Páscoa, com bacalhau talvez!!! Bjos :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário