domingo, 30 de dezembro de 2012

Penne ao Molho Alfredo com Camarão

Acho que já comentei aqui que adoro cozinhar coisas simples e rápidas, mas gostosas claro!!!

Sou muito ansiosa e acho que ficaria sem paciência de esperar uma comida ficar pronta por muitoooo tempo rsrsrsrsr!!!

Então, sempre aproveito pra fazer alguma comidinha com o que eu tenho em casa mesmo, é muito difícil eu sair pra comprar algo determinado para uma receita, faço com o que tem, as vezes improviso, e aí que está a graça... inventar e descobrir novos sabores em ingredientes bem simples.

Como eu tinha camarão fresquinho em casa (pq frutos do mar é bom fazer fresquinho!), resolvi fazer esta receitinha facílima e muitooooooooooo gostosa!!!

Vamos lá!!!

Ingredientes:

Massa:

  • 1 pacote de macarrão cozido de sua preferência (eu fiz com PENNE, combinou super bem!)

Molho:

  • 1 col. (sopa) manteiga
  • 2 col. (sopa) azeite de oliva
  • 1/2 cebola picada (ou 1 pequena)
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 300gr de camarão limpo cru ou pré-cozido ( eu usei pré-cozido e comprei aqueles maiores, não sei ao certo em gramas mas deveriam ter umas 20 unidades)
  • Sal e limão (pra temperar o camarão)
  • Molho Alfredo* pronto da sua preferência.

Modo de preparo:

Tempere o camarão com sal e limão e deixe reservado.
Esquente a manteiga e o azeite e depois refogue a cebola e o alho. 
Acrescente o camarão.

(Obs: se o camarão estiver cru cozinhe até que ele fique rosado, mas não muito tempo para não ficar duro, e se já  for pré-cozido só dá uma refogada rápida com a cebola e alho.

Depois acrescente o molho Alfredo*, que no meu caso usei um pronto que descobri aqui em Nova Iorque que eu adoro e acho que não compensa fazer (praticidade é tudoooooo rsrsrsrsrs!!!). 

Misture bem, espere ferver e PRONTO!!! Fica simplesmente delicioso!!! 

*** Se vc não tem em casa o molho Alfredo, não conhece ou nunca viu pra vender, a receita do molho é bem simples (tipo um molho branco) e é só acrescenter os seguintes ingredientes à mistura do camarão com cebola e alho :


  • 1 caixa de creme de leite
  • Orégano a gosto (aproximadamente 1 col. sopa)
  • Pimento do reino a gosto (1 col. sobremesa)
  • Manjericão a gosto (1 col. sobremesa)
  • Sal a gosto (umas 2 pitadas)

Pra engrossar um pouquinho, misture 1 col. Sopa de amido de milho (Maisena) em ½ copo de leite e vá acrescentando aos poucos até ficar na consistência desejada! Pronto, seu molho Alfredo caseiro com camarão está pronto!

Se quiser deixar o prato um pouquinho mais sofisticado,  arrume o prato individualmente e coloque umas lascas de amêndoas!!!  


Aqui está muito frio, mas aí no Brasil que é verão este prato combina muito bem com um vinho branco gelado hein?!  Hummmmm!!! Enjoy!!!


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Nega Maluca e... FELIZ NATAL!!!


Eu sei que esta receita já está mais do que batida, não tem segredo e quase todo mundo um dia já se arriscou na cozinha pra fazer um bolo de chocolate, não é?!

Mas é aí que vc se engana rsrsrsrsrs!!! Porque hoje vou falar de MINI nega maluca!!!

Já comentei aqui que estou adorando fazer tudo em fôrma de cupcakes né?! Ou melhor, estou VICIADA  em criar MINI coisinhas gostosas!!!

Como o Natal está chegando,  achei que esta seria uma receita especial pra postar aqui. Afinal, quer combinação melhor pra criançada do que PAPAI NOEL + NEGA MALUCA??? 

Todo mundo nesta época do ano está na correria, seja no trabalho (para deixar tudo em dia e tirar aquelas merecidas férias), seja em casa (com os inúmeros compromissos que têm nesta época) e ainda por cima, sempre tem várias confraternizações entre amigos, na família, etc., que é necessário levar algum prato salgado e/ou sobremesa.

Então, que tal usar a criatividade e unir o útil ao agradável, com uma sobremesa super fácil, que agrada a todos (especialmente as crianças – que ainda não possuem paladar tão sofisticado) e que ainda pode enfeitar sua mesa?!!!

A receita:

Massa:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½  xícaras (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de achocolatado em pó (adoro usar Toddy - mas não é fácil encontrar aqui em NY - e por ser mais forte pode usar um pouco menos!)
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo: Misture todos os ingredientes secos da massa, depois adicione o óleo e escalde os ingredientes com a água fervente. Depois que esfriar um pouco, misture os 3 ovos inteiros e o fermento. 

Coloque na fôrma de cupcakes, untadas ou com as forminhas apropriadas para assar (muito mais prático, solta fácil da fôrma e não faz sujeira!) e leve ao forno pro aproximadamente 20 min. (faça o teste do palito pra ver se está devidamente assado – mas nunca abra o forno antes de 15 min.)

*Dica importante: Pra não errar na medida, use uma colher de sorvete como medida pra encher a fôrma de cupcakes (meia forminha é o suficiente de massa) - Foto abaixo!



*Sugestão: Vc pode acrescentar na massa pedaços de chocolate picado (ou gotas de chocolate)  

E a cobertura é ainda mais simples: BRIGADEIRO!!!  (1 lata de leite condensado e 4 col. (sopa) de achocolatado – é só mexer sempre e desligar o fogo quando começar a desgrudar do fundo da panela)

Pra uma data especial, neste caso o NATAL... que tal usar a criatividade?!!! Olha o resultado:



Gostaram??? 

Além de fácil e gostoso, fica uma graça pra enfeitar a mesa de Natal.


Mas vcs podem apenas cobrir o bolinho com brigadeiro, pode colocar algumas gotinhas de chocolate pra enfeitar, usar confetes coloridos, granulado, açúcar, enfim... use a criatividade conforme a data especial ou até mesmo para um lanchinho da tarde mais divertido. 


Aproveito o clima pra desejar desde já um FELIZ NATAL pra todos, com muita alegria, famílias reunidas, muitos abraços, mesas fartas e que essa magia do Natal continue durante todos os dias do ano!!!

Beijos e até breve com mais receitinhas!!!









sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Empadinha de queijo (da minha mãe, lógico!)


Resolvi começar postando uma receita bem fácil, que eu adorava comer e que sempre pedia pra minha mãe fazer quando era mais nova!

Esta empadinha de queijo (como minha mãe nomeou) é fácil e rápida de fazer (hoje foi a primeira vez que fiz e deu certo!). 

Além de servir como lanche,  é uma boa opção pra servir como entrada. Vamos à receita:

Ingredientes:

Massa:

  • 1 e ½ tablete de manteiga (eu substituí por 5 colheres de sopa de margarina)
  • 2 gemas
  • 1 pitada de sal
  • Farinha de trigo (o quanto baste para dar o ponto da massa) 

Misture a manteiga, as gemas e o sal e depois vá adicionando a farinha de trigo aos poucos (eu costumo peneirar a farinha pra não formar aquelas bolinhas!), vá misturando até conseguir formar uma massa que não gruda nas mãos (sim! Vc terá que usar as mãos... vamos colocar a mão na massa!!!)

Recheio:

  • 2 ovos inteiros
  • 2 claras de ovo (que sobraram das gemas utilizadas na massa)
  • 1 copo de leite
  • 4 col. (sopa) de queijo ralado
  • 1 pitada de sal

É só bater os ingredientes do recheio no liquidificador (fácil né?!)

Montagem: untar as forminhas com a massa e encher as forminhas com o recheio!

Agora, PRA MIM, a parte mais chatinha é untar as forminhas de empada com a massa.

Como estou “viciada” na fôrma de cupcakes, acho mais prático usar ela que faz 12 unidades, um pouco maiores que o tamanho de uma empadinha, mas pra mim é muito mais prático!

Pra facilitar, eu faço bolinhas com a massafoto 1 (do tamanho de um brigadeiro de padaria, ou seja, grande rsrsrs!) e abro na palma na mão a massa tentando fazer um círculo e deixá-la  fina pra massa depois de assada não ficar muito grossa – foto 2. Daí é só colocar na forma – foto 3 -  e dar os últimos retoques na fôrma – foto 4!

Enquanto vc estiver untando a forma, deixe preaquecendo o forno!

Depois de untar as forminhas com a massa, é só encher com recheio – foto 5 - e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos (depende de cada forno).

O resultado – foto 6 - é uma massa crocante, macia e um recheio suave, saboroso e com uma textura molhadinha ... hummmm!!! :)



(*Sugestão: Pra quem gosta de geléia de pimenta (eu adorooo!), combina muito bem pra servir como entrada!)

Acabei de fazer e já comi 3 enquanto escrevo este post...  ai ai... Pq não prefiro frequentar uma academia como hobby hein?! 

É isso pessoal! Minha primeira receitinha não poderia deixar de ser uma receitinha antiga da minha mãezoca.

Fica a dica para o final de semana!!! 

Espero que vcs gostem, tentem fazer em casa e depois deixem comentários pra gente ir trocando receitas!!!

Bjos e fuiiiii... comer mais empadinhas!!! :)



Iniciando no mundo do blog!


Oi gente!

Já faz um tempo que penso em ocupar um pouco mais do meu tempo escrevendo um blog. 

Confesso que muitas vezes (preconceituosamente) achei que fosse futilidade, afinal pra quê escrever coisas da “minha vida particular” e dos “meus gostos pessoais” para um público em geral?  Mas... acho que mudei de opinião e aqui vcs vão entender o porquê?!

Quem me conhece sabe que ultimamente (nos últimos 2 anos) venho passando por constantes mudanças, seja profissional, pessoal, de endereço e principalmente de País.

Pra quem ainda não me conhece, vou fazer um breve resumo aqui para entenderem o motivo da criação deste blog: Meu nome é Fernanda, tenho 30 anos , casada, ex-advogada (rsrsrsrs!) e atualmente morando nos Estados Unidos em razão do marido ter feito há 1 ano atrás uma pós graduação em Los Angeles/CA e “merecidamente” ter conquistado um estágio num escritório de advocacia em New York/NY.

Então... voltando aos motivos da criação deste blog...

Como advogada durante meus 6 anos de atuação em Floripa e São Paulo (onde morei 4 anos) acho que nunca fui 100% realizada, como todo emprego acredito que temos altos e baixos, mas no meu caso eram mais baixos mesmo rsrsrsrs!!! Talvez não tenha encontrado um local especial ou uma área do Direito que me desse o prazer que sempre sonhei profissionalmente (com exceção das épocas de estágio).

Agora com a mudança pra NY, por não falar inglês fluente (e obviamente por não ser apaixonada pelo Direito), não cogitei fazer pós graduação nesta área aqui nos EUA. Meu visto aqui é de estudante (como dependente do marido) e por não poder trabalhar, passo horas do dia pensando no que fazer para ocupar meus dias aqui (além de estudar inglês, que tenho um bloqueio – admito! – mas que estou tentando enfrentar e no dia a dia estou melhorando!)

Mas enfim... muitas amigas sabem que adorooooo maquiagem, coisas relacionadas a moda e beleza e sempre gostei de cozinhar, coisas básicas lógico! Sou muito prática e gosto de fazer coisas fáceis e rápidas, e principalmente não em grande quantidade já que estou acostumada a cozinhar só pra mim e meu marido!

Aqui em NY aflorou esta “habilidade” na cozinha! Nos tempos de adolescência, eu já gostava de inventar moda na cozinha (entre as amigas fiquei famosa pelo bolo de cenoura rsrsrs!). Mas com certeza esse prazer em inventar na cozinha foi realçado por admiração a minha mãezinha, que dentre tantas qualidades sempre foi uma anfitriã de primeira. Ela sempre consegue em “toque de mágica” fazer comidas maravilhosas, realmente saborosas e em “segundos” (impressionante mesmo!)

Então, como uma forma de “homenagem”e ao mesmo tempo passa-tempo, resolvi criar este blog e dedicá-lo a minha mãe Maria Guilhermina/Nina (DE MÃE PRA FILHA), sem intenção de virar um blog conhecido, mas principalmente para inspirar minhas amigas recém casadas, noivas, e todos aqueles que pensam ser difícil ou chato cozinhar! Com receitinhas fáceis e gostosas (e feitas por gente como a gente!),  quem sabe aprendem a pegar gosto pela cozinha!!!

Espero que gostem, que seja útil e desculpem pelo post gigante, mas como foi o primeiro eu queria falar um pouquinho de mim e do propósito do blog.

Nos próximos, será só receitas (de vez em quando posso mudar o foco, pra não cansar e falar de coisas aqui de NY, dicas de passeio, maquiagem, etc) mas o foco principal será minhas experiências na cozinha :)

Um grande beijo e, se ainda estão lendo este post, meu MUITO OBRIGADA!